top of page
  • Foto do escritorEquipe de Comunicação

Colégio Pio XII realiza Semana Literária

Atualizado: 29 de mar. de 2023



Entre os dias 20 e 24 de março, os estudantes do Colégio Pio XII foram inspirados pela criação, poética e musicalidade da história e das canções do Clube da Esquina, na 2a Semana Literária “Clube da Esquina: amizade, criação e esperança”.

O Clube da Esquina foi um movimento musical nascido em Belo Horizonte na década 60, por jovens músicos, compositores e letristas. Dentre eles, destacam-se Milton Nascimento, Lô Borges, Márcio Borges, Toninho Horta, Wagner Tiso e Beto Guedes. Dessa grande amizade, nasceram músicas que retratavam as belezas naturais de Minas Gerais, o amor e a esperança de um futuro melhor.


Diante da multiplicidade de canções, os estudantes, juntamente com os educadores da escola, produziram exposições, declamaram poemas e apresentaram músicas do Clube. A semana ainda contou com as presenças ilustres do jornalista José Augusto Toscano e do radialista Tutti Maravilha, que apresentaram às crianças do Ensino Fundamental Anos Iniciais curiosidades sobre os integrantes do Clube da Esquina. A escola foi agraciada também com a vinda do escritor Mário Alex Rosa, contando aos estudantes um pouco sobre o processo criativo dos livros literários. Para o encerramento, recebemos o autor Jonas Ribeiro para um delicioso bate-papo com todos os estudantes do Colégio e uma rica Tarde de Autógrafos.


A proposta da Semana Literária potencializa as experiências estéticas, poéticas e visuais dos estudantes com as artes, inspirando-os a integralizar os fenômenos que permeiam as diversas culturas e que se fazem presentes no interior da escola.

“E há que se cuidar do broto pra que a vida nos dê flor e fruto.” (Coração de Estudante, 1983).

55 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page