top of page
  • Foto do escritorEquipe de Comunicação

Pilares pedagógicos do Colégio Pio XII

Atualizado: 12 de mar. de 2023

O Colégio Pio XII faz parte da Rede Salesiana Brasil de Escolas (RSB-Escolas), reconhecida pela excelência pedagógica e pelos processos inovadores e sustentáveis. A Rede é pautada no compromisso social, evangelizador e nos pilares do Sistema Preventivo

Salesiano. Esses pilares constituem a identidade do Colégio Pio XII, que tem como propósito “educar evangelizando e evangelizar educando”. Conheça, abaixo, o nosso modo de educar:



1. Cultura do Alto Desempenho Acadêmico

O Colégio Pio XII promove uma cultura de alto desempenho acadêmico porque apresenta propósito, missão e valores bem definidos e transparentes; uma equipe coesa e motivada; processos e indicadores de desempenho mapeados e a busca constante pelas melhores metodologias e estratégias para oferecer aos nossos estudantes.


2. Metodologias Ativas

Aplicamos metodologias e estratégias diversificadas, centradas na aprendizagem dos estudantes, que envolvem a articulação de seus repertórios com os novos conhecimentos, construídos de forma colaborativa e participativa, por meio de situações-problema e desafios que, conectadas com a vida dos estudantes, façam sentido para eles e os instiguem a mobilizar saberes para a construção de soluções criativas, contando com uma efetiva mediação docente.



3. Pensamento Científico

O pensamento científico se baseia no rigor da pesquisa, no tratamento das informações e nas leis e teorias que sustentam os fatos do mundo. Nossa proposta inclui o desenvolvimento de uma mentalidade científica que busca oferecer explicações de tudo o que acontece ao nosso redor, exercendo a curiosidade intelectual e utilizando as ciências com criatividade e criticidade.


4. Cidadania Global e Consciência Planetária

Sabemos que a cidadania global se configura em tempos e locais não definidos e sem que ainda exista um espaço global democrático. O Colégio Pio XII se propõe a agir localmente, pensando globalmente, utilizando as realidades dos estudantes enquanto plataformas de experimentação e de consolidação de uma cidadania democrática ao promover uma coexistência pacífica, graças a uma formação cristã, ética e cívica, com respeito à diversidade e estimulando a participação nos diferentes mecanismos representativos e participativos da sociedade.



5. Salesianidade Sistema Preventivo

É uma proposta de educação que tem como foco a pessoa, isto é, a singularidade de sua existência. Caracteriza-se por ações que se dão nos campos do afeto, do respeito, da cordialidade e da valorização que os educadores encontram na abertura e na acolhida por parte dos jovens.



6. Linguagens

Partimos do pressuposto de que os seres humanos se constituem por meio das interações estabelecidas no decorrer das práticas sociais e da linguagem, assim, todos os conhecimentos adquiridos são postos em prática, mediados por diversas linguagens, como a verbal, corporal, visual, sonora e digital, que são imprescindíveis para a formação dos estudantes.



7. Aprendizagem Criativa

Baseamo-nos na abordagem da aprendizagem criativa que tem por objetivo desenvolver conexões pessoais em que os professores criam ambientes propícios ao estímulo da criatividade, da imaginação e da colaboração que despertem os interesses dos estudantes.


8. Múltiplas Competências

Uma educação de qualidade ocorre por meio do ensino e da aprendizagem de competências, com vistas à uma educação integral e integrada, que reconhece as especificidades dos saberes e busca promover conexões entre eles. Essas relações ocorrem de forma coerente e adaptadas aos desafios e às complexas demandas do contexto histórico, cultural e econômico em que nossos estudantes estão inseridos.



9. Projeto de Vida e Empreendendorismo

A proposta educativa salesiana centra-se na formação integral dos estudantes, que são instigados a mobilizar saberes para a construção de soluções criativas para as diversas demandas da vida. Articulados ao contexto escolar, os conceitos de Projeto de Vida e de Empreendedorismo nos ajudam a preparar crianças e jovens para os novos desafios do século XXI, que exigem pessoas com competências múltiplas para promover transformações e situações novas.



10. Educomunicação

Na Educação para a mídia, professores e estudantes produzem e socializam conteúdos educativos, utilizando o pensamento científico, crítico e criativo, fazendo uso da gestão democrática das mídias práticas de ecossistemas comunicativos abertos e criativos.


Autora: Marilene Guerra

60 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page