top of page
  • Foto do escritorEquipe de Comunicação

SustenPio: Promovendo a Sustentabilidade na Educação




Nos últimos anos, a discussão sobre sustentabilidade tem ganhado cada vez mais espaço dentro das escolas, e eventos como a feira escolar SustenPio são prova viva desse movimento crescente. Em sua segunda edição, realizada recentemente, a SustenPio se destacou como um espaço de aprendizado e conscientização ambiental para toda a comunidade escolar. A importância de abordar questões sustentáveis não se limita apenas à preservação do meio ambiente, mas também engloba a necessidade urgente de educar as novas gerações sobre a responsabilidade coletiva na construção de um futuro mais sustentável.

 

Um dos destaques deste ano foi o trabalho apresentado pela turma da 3ª série do Ensino Médio. Eles desenvolveram um inovador jogo de tabuleiro humano, que não apenas elucidou os diversos impactos ambientais enfrentados pelos biomas brasileiros, mas também propôs soluções práticas e sustentáveis para mitigá-los. Este projeto não só demonstrou o engajamento dos estudantes com questões ambientais complexas, mas também mostrou como a educação pode ser uma poderosa ferramenta para inspirar mudanças positivas em nossa sociedade.

 

O jogo de tabuleiro humano elaborado pela turma da 3ª série não se limitou apenas a um exercício acadêmico; ele conectou diretamente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente o ODS 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis. Ao explorar os impactos ambientais nos biomas brasileiros e propor soluções sustentáveis, os estudantes não apenas abordaram problemas locais, mas também contribuíram para um entendimento mais amplo de como as comunidades podem se organizar para enfrentar desafios globais.


Os alunos do Ensino Fundamental anos Finais demonstraram iniciativas de sustentabilidade com a alimentação. Cada turma promoveu e realizou as mais diferentes receitas e, para ampliar a atuação, comercializaram as receitas elaboradas. Em um gesto fraterno, a renda arrecada será revertida para o Natal Solidário de 2024.


Já as crianças do Ensino Fundamental Anos Iniciais e Educação infantil utilizaram muita criatividade! Realizaram oficinas de brinquedos de sucatas, de construção de peças artesanais com produtos naturais e produtos reciclados, oficinas de customização de roupas e recolhimento de lixo eletrônico, criaram jogos, minhocários, e até ofereceram aos visitantes “spa das mãos” com esfoliantes e cremes naturais produzidos por eles.


Eventos como a SustenPio não apenas proporcionam um espaço para a exposição de projetos inovadores, mas também são fundamentais para fortalecer o senso de comunidade e responsabilidade entre os jovens. Educar para a sustentabilidade não se limita apenas a preparar os alunos para o mercado de trabalho, é prepará-los para serem cidadãos conscientes e agentes de mudança em um mundo que enfrenta desafios ambientais sem precedentes.




9 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page