top of page
  • Foto do escritorEquipe de Comunicação

Manhãs de Formação para os Educadores - Colégio Pio XII


Aconteceram nos dias 01, 02 e 03 de fevereiro, no Centro Cultural Colégio Pio XII, as Manhãs de Formação para os nossos educadores. Foram três dias de muito aprendizado, com focos no aprofundamento do carisma, da espiritualidade e da pedagogia salesiana. Contamos com convidamos especiais, que ajudaram a refletir sobre os temas propostos e a dinamizar a prática educativa-pastoral.


No dia 01/02 o foco foi na salesianidade, que começou com oração de abertura e a dinâmica de entrosamento. Em seguida, a acolhida foi conduzida pela Diretora Institucional, Irmã Flávia Dias, que apresentou os temas das Manhãs de Formação e os novos membros da Comunidade Educativa do Colégio Pio XII. Irmã Neuza Freitas foi quem conduziu a primeira palestra, com o tema: “O Sistema Preventivo e a educação salesiana hoje sob a ótica feminina”, seu dinamismo pastoral e criatividade deteve a atenção de todos. A segunda palestra foi proferida pelo ex-aluno Thiago Queiroz, a respeito da cooperação e o voluntariado VIDES, enquanto iniciativas próprias das Filhas de Maria Auxiliadora, acompanhada da vivência dos jogos cooperativos. E por último, o Coordenador de Pastoral, Pedro Augusto, conduziu a reflexão sobre “Os frutos do Sistema Preventivo”, destacando o perfil de jovens estudantes que passaram pela casa salesiana em Mornese. Para encerrar, os educadores se reuniram na quadra e fizeram a Renovação das Promessas Batismais, um momento de interioridade e contato com Deus, no intuito de impulsioná-los a seguirem fieis à missão de evangelizarem educando e de educarem evangelizando. Foi um dia de muita alegria e partilha, dando continuidade às atividades do Projeto Salesianizar.


O segundo dia, 02/02, contou com a presença da educadora Neusa Bueno Diretora da Escola Salesiana de Brasília, que conduziu as duas palestras do dia: a primeira intitulada “A proposta da Rede Salesiana Brasil de Escolas e o Material da Edebê”; e a segunda com o tema “Os estudantes do século XXI: a necessidade de rever as ações pedagógicas”. Sua trajetória guiou as reflexões e ajudou os presentes a olharem para os desafios da própria realidade, em busca de soluções em sinergia e sinodalidade.


Já no terceiro dia, 03/02, não faltou animação e alegria. As atividades iniciaram com a oração e a apresentação dos parceiros deste ano: Joga Escola de Esportes; Kailís Educação Musical; e Kero Lanches. Após dinâmica conduzida pela Equipe Gestora, prosseguiu-se com a apresentação da nossa Biblioteca, do Marketing e do app Pio XII Digital. Em seguida, dedicou-se aos encaminhamentos com a equipe pedagógica, destacando o calendário e as novidades para 2023, pela Diretora Pedagógica Marilene Guerra, seguido das reuniões em grupos, por segmento. Para encerrar, todos se reuniram na Capela Dom Bosco e rezaram juntos, confiando a Deus todas as atividades programadas.

Marcados pela alegria e o entusiasmo característicos da presença salesiana, os três dias foram muito proveitosos para os participantes. O trabalho conjunto certamente irá marcar 2023, como passo importante para o desenvolvimento de novos projetos. Que Madre Mazzarello e Dom Bosco interceda por todos.


Autor: Pedro Augusto de Almeida Luciano

112 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page