O Colégio Pio XII faz parte da Rede Salesiana Brasil de Escolas (RSB-Escolas), reconhecida pela excelência pedagógica e pelos processos inovadores e sustentáveis.
A Rede é pautada no compromisso social, evangelizador e nos pilares do Sistema Preventivo Salesiano. Esses pilares constituem a identidade do Colégio Pio XII, que tem como propósito “educar evangelizando e evangelizar educando”. Conheça, abaixo, o nosso modo de educar:
Cultura do Alto Desempenho Acadêmico
O Colégio Pio XII promove uma cultura de alto desempenho acadêmico porque apresenta propósito, missão e valores bem definidos e transparentes; uma equipe coesa e motivada; processos e indicadores de desempenho mapeados e a busca constante pelas melhores metodologias e estratégias para oferecer aos nossos estudantes.
Metodologias Ativas
Aplicamos metodologias e estratégias diversificadas, centradas na aprendizagem dos estudantes, que envolvem a articulação de seus repertórios com os novos conhecimentos, construídos de forma colaborativa e participativa, por meio de situações-problema e desafios que, conectadas com a vida dos estudantes, façam sentido para eles e os instiguem a mobilizar saberes para a construção de soluções criativas, contando com uma efetiva mediação docente.
Pensamento Científico
O pensamento científico se baseia no rigor da pesquisa, no tratamento das informações e nas leis e teorias que sustentam os fatos do mundo. Nossa proposta inclui o desenvolvimento de uma mentalidade científica que busca oferecer explicações de tudo o que acontece ao nosso redor, exercendo a curiosidade intelectual e utilizando as ciências com criatividade e criticidade.
Cidadania Global e Consciência Planetária
Sabemos que a cidadania global se configura em tempos e locais não definidos e sem que ainda exista um espaço global democrático. O Colégio Pio XII se propõe a agir localmente, pensando globalmente, utilizando as realidades dos estudantes enquanto plataformas de experimentação e de consolidação de uma cidadania democrática ao promover uma coexistência pacífica, graças a uma formação cristã, ética e cívica, com respeito à diversidade e estimulando a participação nos diferentes mecanismos representativos e participativos da sociedade.
Salesianidade Sistema Preventivo
É uma proposta de educação que tem como foco a pessoa, isto é, a singularidade de sua existência. Caracteriza-se por ações que se dão nos campos do afeto, do respeito, da cordialidade e da valorização que os educadores encontram na abertura e na acolhida por parte dos jovens.
Linguagens
Partimos do pressuposto de que os seres humanos se constituem por meio das interações estabelecidas no decorrer das práticas sociais e da linguagem, assim, todos os conhecimentos adquiridos são postos em prática, mediados por diversas linguagens, como a verbal, corporal, visual, sonora e digital, que são imprescindíveis para a formação dos estudantes.
Aprendizagem Criativa
Baseamo-nos na abordagem da aprendizagem criativa que tem por objetivo desenvolver conexões pessoais em que os professores criam ambientes propícios ao estímulo da criatividade, da imaginação e da colaboração que despertem os interesses dos estudantes.
Múltiplas Competências
Uma educação de qualidade ocorre por meio do ensino e da aprendizagem de competências, com vistas à uma educação integral e integrada, que reconhece as especificidades dos saberes e busca promover conexões entre eles. Essas relações ocorrem de forma coerente e adaptadas aos desafios e às complexas demandas do contexto histórico, cultural e econômico em que nossos estudantes estão inseridos.
Projeto de Vida e Empreendendorismo
A proposta educativa salesiana centra-se na formação integral dos estudantes, que são instigados a mobilizar saberes para a construção de soluções criativas para as diversas demandas da vida. Articulados ao contexto escolar, os conceitos de Projeto de Vida e de Empreendedorismo nos ajudam a preparar crianças e jovens para os novos desafios do século XXI, que exigem pessoas com competências múltiplas para promover transformações e situações novas.
Educomunicação
Na Educação para a mídia, professores e estudantes produzem e socializam conteúdos educativos, utilizando o pensamento científico, crítico e criativo, fazendo uso da gestão democrática das mídias práticas de ecossistemas comunicativos abertos e criativos.
Segmentos
Adotamos as melhores ferramentas, metodologias e práticas educativas para o nossos alunos soltarem sua criatividade na construção do conhecimento.
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Anos Iniciais
Ensino Fundamental
Anos Finais
Novo Ensino Médio
Educação Infantil
Consideram-se os direitos da criança à infância, a brincar, a ser cuidada e ao conhecimento. Por isso, na proposta da RSB-Escolas, ensinar é estimular a curiosidade e a expressão dos sentimentos da criança, bem como oferecer e mediar a multiplicidade de interações entre os conhecimentos do mundo, as novas possibilidades de desenvolvimento e as aprendizagens construída pela escola.
Ensino Fundamental Anos Iniciais
O Ensino Fundamental Anos Iniciais compreende as turmas do 1º ao 5º ano.
Os estudantes aprendem pela experiência, testando hipóteses, fazendo observações e descobertas. Ler e escrever ganham contornos especiais uma vez que a alfabetização é meta essencial em todas as áreas do conhecimento. Estão previstas situações desafiadoras de aprendizagem que exigem a mobilização de conhecimento, o enfrentamento e a resolução de problemas.
Ensino Fundamental Anos Finais
O Ensino Fundamental Anos Finais compreende as turmas do 6º ao 9º ano.
A entrada na adolescência traz um estilo de aprendizagem pela negação do estabelecido, pelo confronto com o mundo, com os sentimentos, com os medos e anseios. Nessa fase, ensinar e aprender envolvem a análise de diferentes versões de um mesmo fato, o debate de ideias, a exigência de posicionamento frente a problemas científicos e humanos.
Novo Ensino Médio
O Novo Ensino Médio com duração mínima de três anos, tem como finalidades:
- a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos;
- a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;
- o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;
- a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada componente curricular.