top of page

Educação para Estudantes Bilíngues

Aprender uma segunda língua pode representar riqueza na convivência, interação, respeito pela diversidade e, também, oportunidades acadêmicas e profissionais. Nossa proposta tem como objetivo principal a linguagem, a comunicação inserida em um contexto como prática social e veículo para relações interpessoais. Utilizamos a língua inglesa como suporte para atingir nossos objetivos. Vivemos em um mundo on-line e global, onde a habilidade de se comunicar e conectar é fundamental. No Pio XII, oferecemos um programa bilíngue pautado em duas vertentes: a certificação Internacional Cambridge e projetos interdisciplinares na abordagem CLIL-Content Language Integrated Learning.

SOMOS PARCEIROS CAMBRIDGE 

No Pio XII, a aprendizagem da língua inglesa inicia no Maternal. Nossa parceria Cambridge garante um ensino de qualidade que proporciona ao aluno a conquista de certificados internacionais que iniciam com o “Young Learners” a partir do 4º ano do Ensino Fundamental I. A proposta está ancorada no desenvolvimento das habilidades linguísticas (ouvir, falar, ler e escrever) e em competências cognitivas e de habilidades de pensamento exigidas nos exames de proficiência internacionais. Oferecemos todo o suporte para os alunos obterem um certificado internacional reconhecido por universidades brasileiras e estrangeiras.

SEU FILHO COM MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES: e-book Cambridge

Mesmo não sabendo inglês, incentive seu filho no processo de aprendizado da língua inglesa e ajude-o a ampliar seus horizontes com este guia. Aqui, você encontra as principais dúvidas e orientações em relação ao aprendizado de inglês e de como usar a tecnologia para aprender inglês.

 

CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL 

Nosso Programa Bilíngue oferece um ensino com padrão internacional em que os alunos serão preparados para a Certificação Internacional de Cambridge de acordo com o Quadro Comum Europeu (CEFR), utilizado como parâmetro internacional para classificar diferentes níveis de proficiência em inglês. Adotamos material didático preparado pela University Cambridge Press, globalmente reconhecida. São livros elaborados por especialistas e linguistas de grande renome que buscam criar experiências de aprendizagem baseadas em pesquisa, conhecimento e experiência. Além de preparar o aluno para os exames internacionais, eles apresentam uma abordagem integrada a diversas áreas do conhecimento proporcionando um enriquecimento cultural e de visão de mundo com base na diversidade. As atividades são estruturadas através de projetos criativos, em que o inglês é aprendido de forma natural e contextualizada, propondo também projetos interdisciplinares ancorados pela abordagem CLIL-Content and Language Integrated Learning.

 

APRENDIZAGEM INTEGRADA AO CONTEÚDO 

A eficácia da abordagem CLIL-Content Language Integrated Learning está em oferecer ao aluno a oportunidade de desenvolver competências linguísticas, cognitivas e socioculturais dentro de um contexto significativo e rico em conteúdo, o que resultará em um sólido aprendizado para o seu sucesso profissional e acadêmico. No programa bilíngue do Pio XII, o ensino da língua inglesa e os conteúdos das disciplinas estão conectados por meio de projetos interdisciplinares, ancorados por quatro vertentes: a comunicação, o conteúdo, a cognição e a cultura. O aluno bilíngue tem a oportunidade de estar inserido em um mundo global por meio da língua inglesa e, consequentemente, amplia sua visão de mundo, desenvolve sua criatividade e conquista maiores oportunidades no âmbito das relações sociais, culturais e de trabalho. Ser cidadão bilíngue é estar inserido no contexto sócio-histórico a nível local e global com a responsabilidade de cuidar de seu ambiente e de lidar com problemas sociais e cidadania, com autonomia linguística para conhecer contextos culturais diversificados.

 

O PROGRAMA BILÍNGUE NO PIO XII

Na Educação Infantil

O objetivo é o de desenvolver a capacidade comunicativa do aluno explorando os sons fonéticos da língua inglesa de maneira divertida e lúdica com ênfase nas habilidades de ouvir e falar. A intenção é a de sensibilizar o aprendiz de que existem sons diferentes ao se comunicar em contextos semelhantes ao da língua materna.

 

No Ensino Fundamental - Anos Iniciais

Nesta etapa, o aluno deve expressar-se oralmente, na leitura e escrita em diferentes situações comunicativas. É necessário empregar a variedade linguística adequada, tais como a pronúncia, o ritmo e a entonação com base na compreensão das funções sociocomunicativas dos mais variados gêneros textuais (impresso e virtual). O trabalho aqui é intensificado por meio de projetos interdisciplinares dentro da abordagem CLIL e também no treinamento para a certificação internacional de Cambridge.

 

No Ensino Fundamental - Anos Finais

Todo o trabalho executado nos anos anteriores é reforçado por meio de projetos interdisciplinares explorando, também, o desenvolvimento da autonomia do aluno. O foco está na compreensão dos aspectos culturais ao redor do mundo fazendo uso da língua como instrumento de comunicação. É necessário que o aluno compreenda os aspectos estruturais da língua, desenvolva sua compreensão leitora, de escrita e, principalmente, a oralidade. O objetivo é desenvolver a capacidade crítica e criadora do aluno para lidar com contextos culturais diversificados. Ressaltamos o contínuo treinamento para a certificação internacional de Cambridge.

 

No Ensino Médio

É nesta fase que ocorre a consolidação dos conhecimentos anteriores por meio das práticas de uso da língua inglesa. Os aspectos culturais são reforçados por meio de aulas contextualizadas e interdisciplinares.  Ressaltamos, nesta etapa, a importância do alto nível de proficiência e, também, o conhecimento de mundo tanto a nível local quanto global. Mais uma etapa em que o aluno conquista sua certificação internacional.

 

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DA EDUCAÇÃO BILÍNGUE?

Alguns dos benefícios citados pela Universidade de Cambridge (2020) são:

  • Maior flexibilidade mental;

  • Melhores habilidades interculturais;

  • Mais oportunidades de intercâmbios e negócios globais.

 

Além desses benefícios, ressalta-se, ainda, o desenvolvimento metalinguístico em que o aluno bilíngue está mais propenso a se comunicar melhor, é mais criativo e suas competências cognitivas melhoram o acesso à leitura e à escrita por estar exposto a dois sistemas linguísticos diferentes.

bottom of page